Força Jovem de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, realiza doação de sangue em hemonúcleo da cidade
Da redação
redacao@arcauniversal.com
Consciente da importância da doação de sangue para manter os hemocentros abastecidos, o Força Jovem Brasil está constantemente formando equipes para esta importante missão. Desta vez, o grupo que uniu forças em favor do próximo foi o da IURD de Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro.
Recentemente, eles compareceram ao Núcleo de Hemoterapia da cidade, onde era possível perceber a satisfação de todos com o ato de solidariedade. "É um pequeno gesto, porém importante, pois ajudará a melhorar a expectativa de muitas vidas. Todos demonstraram que, com boa vontade, determinação, responsabilidade e amor ao próximo, é possível mobilizar e conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue", disse Ricardo Felix, um dos organizadores da mobilização.
Quem pode doar sangue
Intensificando o trabalho de divulgação
Por conta da necessidade de manter os hemocentros abastecidos, o Ministério da Saúde decidiu recorrer às redes sociais. Desde o dia 23 de novembro, a página do ministério no Facebook passou a contar com um aplicativo em que o internauta poderá se cadastrar como doador de sangue.
O interessado deve informar nome, tipo sanguíneo e a região onde mora. Ele não será obrigado a doar imediatamente. Com isso, os hemocentros poderão contactar os cadastrados quando for registrada falta de algum tipo de sangue em determinada região.
Necessidade de doadores
Atualmente, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O percentual está dentro do parâmetro estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia de 1% a 3% da população.
No entanto, a pressão por mais bolsas de sangue cresce a cada ano no País. Os 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano já não têm sido suficientes para suprir a demanda, por exemplo, dos transplantes de órgãos. O ideal é chegar a 5,7 milhões anuais.
Se cada brasileiro doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusões, calcula o ministério.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: arcauniversal
Nenhum comentário:
Postar um comentário