Em Haifa, estudo do livro “Perfil do Jovem de Deus”, do bispo Renato Cardoso, é usado para priorizar o bom caráter
Dados da Autoridade Anti-Drogas de Israel (IADA) apontam que cerca de 300 mil pessoas usam drogas no país, sendo que, deste número, 70 mil estão entre as idades de 12 e 18, o que representa cerca de 11% de todos os jovens nesta faixa etária.
Além dos vícios, a situação política que envolve judeus e palestinos também influencia o comportamento de muitos jovens que vivem em Israel. Por motivo de consciência, eles se recusam a servir o Exército, decisão que acarreta uma grande pressão familiar, de amigos e do governo Israelense sobre a vida deles.
Há ainda aqueles que aceitam ir para a guerra a fim de fugir das consequências de tal escolha, porém não suportam viver com seus conflitos e optam por algo pior. Conforme dados divulgados pelo Exército do país, em 2012, 237 israelenses tiraram a vida durante o serviço militar obrigatório ou na carreira profissional no Exército.
“Os ensinamentos têm levado os participantes a se conscientizar sobre a importância de tomar atitudes positivas na vida, tais como priorizar os estudos, a família, e, acima de tudo, temer a Deus. Eles também aprendem a se valorizar, ainda que em meio a vários conflitos. Temos visto resultados benéficos quando olhamos para o antes e o depois na vida deles”, explica o pastor.
Nicholas Petrov, de 12 anos, é um exemplo de que um pouco de atenção e orientação certa pode mudar o destino de um jovem para melhor. Antes de participar dos encontros semanais, ele era um pré-adolescente rebelde, não conversava com os pais, vivia trancado no quarto para evitar os familiares e nem tinha vontade fazer as tarefas escolares. “Hoje, ele se tornou um jovem amoroso com a família, e, mês passado, foi eleito o melhor aluno do colégio”, comemora a mãe do novo estudante exemplo da escola, Svetleve Petrov, que fez questão de ir pessoalmente à igreja agradecer pela mudança de seu filho.
Para o pastor Israel, o diferencial desse estudo para as outras ações promovidas por órgãos governamentais e particulares é que o conteúdo do livro foca principalmente na formação do caráter de um jovem, algo raro nos dias atuais. “Aproximadamente 15 jovens participam do encontro, apenas homens. Estamos nos empenhando para alcançar a todos, inclusive as mulheres, pois os temas abordados no livro refletem situações que todos os jovens enfrentam no dia a dia, e também explicam que, aquele que teme a Deus, sabe fazer as escolhas certas”, conclui o pastor, adiantando que novos projetos ainda estão por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário