Mantido pela IURD há vários anos, o lugar oferece atividades recreativas e de socialização a mais de 30 idosos
O número de idosos em Portugal é alto. Entre 1960 e 2004, esta população quadruplicou. De 170 mil passou para 401 mil. Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (INE), até 2050, o país poderá chegar aos 950 mil idosos, o equivalente a um terço da população. Contudo, a desvalorização social da terceira idade é notória.
Anabela Frazão, diretora técnica do Lar Universal, já trabalhava com idosos, e participar do projeto da IURD foi para ela um desafio. "Cheguei a ficar meses sozinha por estes salões", conta.
A capacidade do Lar Universal, localizado na Azambuja, vila portuguesa de Lisboa, é de 60 idosos, e, apesar da lista de espera ser numerosa, os residentes são atualmente 39.
Os critérios para a seleção dos idosos admitidos são fundamentalmente a situação do desamparo familiar, as precárias condições econômicas e a incapacidade de assistência familiar permanente. De fato, o Lar Universal tem um ambiente diferente e, como destaca o pastor Carlos Correia, responsável pelo trabalho, "aqui nós damos aos idosos aquilo que as famílias não têm condições de dar ou se esquecem. Neste Lar, os idosos têm uma quinta, animais, um espaço envolvente e muito grande e até uma igreja. Eles têm tudo o que podem desejar nesta fase da vida".
Sem nada em troca
"Desenvolvemos atividades que têm como objetivo promover os componentes, tanto motores como cognitivos que estejam em baixa, de maneira que os idosos possam ser autônomos nas atividades do dia a dia", explicou a terapeuta ocupacional Cláudia Teixeira.
Amor e solidariedade
Para o responsável pelo trabalho da Igreja Universal em Portugal e na Europa, bispo Júlio Freitas, que já teve a oportunidade de visitar o Lar em várias ocasiões, cada visita é uma forma de "amenizar a saudade, mas também de receber o carinho, a consideração e a gratidão por parte dos idosos que reconhecem o esforço que todos nós, membros do Centro de Ajuda, fazemos mensalmente, para sustentar os programas do Lar Universal". E a experiência "é sempre calorosa, alegre e descontraída", conta.
Este foi um encontro em que os idosos se "sentiram muito confortáveis com a visita do bispo Júlio Freitas. Foi ótimo e veio trazer um espírito bom ao local. Resumindo, ficaram extramamente contentes com a sua visita", contou o pastor Carlos Correia.
fonte: arcauniversal
Nenhum comentário:
Postar um comentário